Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

A BBC e os áudios da participação brasileira na Segunda Guerra Mundial

Através dos registros em áudio do antigo Serviço Latino-Americano da BBC, Marcus Aurélio e Rose Esquenazi contam a história dos pracinhas que lutaram no conflito

Todas as Vozes

No AR em 12/04/2018 - 14:53

Os 80 anos do antigo Serviço Latino-Americano da BBC (hoje BBC Brasil, em português, e BBC Mundo, em espanhol), comemorados em 2018, abrem espaço para o resgate de um verdadeiro documento: a única cobertura radiofônica, feita para o Brasil, da Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945) e da participação dos soldados brasileiros no conflito. O repórter da BBC responsável por esse feito foi o radialista Francis Charlton Hallawell (1912 - 2004), o 'Chico da BBC', o único correspondente brasileiro a enviar boletins em áudio diretamente do front de batalha, uma vez que os demais trabalhavam para os veículos de comunicação impressos.

Com a colaboração da escritora, jornalista e professora da PUC-Rio, Rose Esquenazi, do site "Rádio na História" (www.radionahistoria.blogspot.com.br), clique no player acima e ouça momentos de bastidores da vida dos nossos pracinhas na Europa, e a saudade que eles sentiam da nossa terra. Trata-se de mais um registro histórico em todos os tempos, que só o rádio é capaz de nos mostrar.

O programa Todas as Vozes vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h, na Rádio MEC AM do Rio de Janeiro. Apresentação: Marcus Aurélio e equipe.

Criado em 12/04/2018 - 15:25

Mais do programa