O Ministério da Saúde deverá adotar um sistema único de rotulagem nutricional codificado com cores na parte frontal das embalagens de alimentos, procedimento utilizado no Reino Unido e em outras regiões. A partir dos teores de açúcar, sal, gordura total, gordura saturada e calorias nos alimentos industrializados, um desenho em forma de sinal de trânsito irá alertar o consumidor sobre o alto risco para a saúde (sinal vermelho), médio (amarelo) ou baixo risco (na cor verde).
Segundo Nelcy Ferreira, representante do Conselho Federal de Nutricionistas, entrevistada no programa Todas as Vozes, nesta quinta-feira (24) a proposta tem como objetivo unificar os diversos tipos de informação nutricional utilizados no país e tornar mais fácil para as pessoas a tarefa de fazer escolhas mais saudáveis.
Os encontros para a consolidação do modelo começaram em fevereiro, em reunião convocada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para discutir a revisão do regulamento técnico do Mercosul sobre rotulagem de alimentos embalados.
Todas as Vozes vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h05m às 10h, na MEC AM do Rio de Janeiro.