Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Relembre "O Sombra", popular seriado dos anos 40 da Nacional

Versão brasileira do seriado criado por Orson Welles é destaque no Todas as Vozes

Saint-Clair Lopes foi locutor, ator, apresentador, noticiarista, produtor de programas, animador e uma referência jurídica na área de radiodifusão. Seu maior sucesso foi o seriado 'O Sombra', na Rádio Nacional, atual Nacional do Rio. 

O personagem Sombra, interpretado por Saint-Clair, era muito popular nos anos 1940, numa versão brasileira do seriado americano que veio no pacote da chamada 'Política da Boa Vizinhança' entre os Estados Unidos e os países sul-americanos. O programa já fazia sucesso, nos anos 1930, na América do Norte na voz de Orson Welles.

Algumas frases do seriado ficaram na memória dos ouvintes por muito tempo. As principais: sempre que o Sombra perguntava "Quem sabe o mal que se esconde nos corações humanos?", vinha a resposta: "O Sombra sabe".

No quadro 'O rádio faz história' do programa Todas as Vozes, a jornalista e professora da faculdade de comunicação da PUC-RJ, Rose Esquenazi, conta como a atração repercutia nas famílias brasileiras a mostra as vozes de Saint-Clair Lopes e Orson Welles na interpretação do personagem O Sombra.

O programa Todas as Vozes vai ao ar de segunda a sexta, das 7h05m às 10h na Rádio MEC AM do Rio de Janeiro, com apresentação do jornalista, radialista e professor Marco Aurélio Carvalho.

 

 

 

Criado em 06/12/2014 - 22:13 e atualizado em 08/12/2014 - 12:28

Mais do programa