"Zarife era carinhoso com os colegas e se preocupava com todos", disse, no ar, Loureiro Neto, tentando conter as lágrimas. "Ele tinha acabado de receber um justíssimo reconhecimento da TV Globo", destacou José Carlos Araújo.
O locutor da famosa vinheta "Brasil-il-il-il" - utilizada na Rádio Globo e na TV Globo principalmente nos jogos da seleção brasileira de futebol - nasceu em Nova Friburgo, região serrana do Rio de Janeiro, em 1940. No início dos anos 1970, passou a ser o locutor voz-padrão da Rádio Globo do Rio de Janeiro, onde iniciou carreira nas anos 1960 como locutor comercial. Também atuou como apresentador do 'Rio Total' e outros programas da emissora.
Para véspera do natal de 1999, Zarife havia gravado o programa 'Super Paradão'. Foi a última atração apresentada pelo radialista friburguense. Ele faleceu na madrugada de 27 de dezembro em um hospital de Niterói.
Na sexta-feira, 24 de abril de 2015, com colaboração de radialista maranhense Talvane Lukatto, o quadro 'O rádio faz história' do programa Todas as Vozes recordou a emoção do apresentador Loureiro Neto (falecido no início de 2014) e do narrador esportivo José Carlos Araújo (atualmente na Rádio Tupi do Rio) na homenagem ao colega Zarife justamente na noite de 27 de dezembro de 1999, no programa 'Papo de Botequim', que era transmitido das 20h às 22h.
Anote aí! O programa Todas as Vozes vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h05 às 10h, na Rádio MEC AM do Rio de Janeiro - 800 kHz, com apresentação do jornalista e radialista Marco Aurélio Carvalho.