Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Big Boy: o brasileiro que tocou, em primeira mão, um hit dos Beatles

Famoso por seus programas de músicas dançantes norte-americanas,

Em 1970, em Londres, Big Boy conseguiu, com a ajuda de um amigo, entrar no estúdio da Apple, onde os Beatles gravavam 'Let it Be'. Com um aparelho portátil escondido na roupa, ele conseguiu gravar a música. Mas teve que sair correndo do local quando os funcionários da gravadora descobriram o que o radialista tinha acabado de fazer. De volta ao Brasil, tocou 'Let it Be' em primeira mão no mundo. Os fãs brasileiros dos Beatles comemoraram o feito do apresentador.

 

Newton Alvarenga Duarte, o Big Boy, nasceu no dia 1º de junho de 1943, no Rio de Janeiro. Morreu no dia 7 de março de 1977, aos 33 anos, quando sofreu um forte ataque de asma em São Paulo, onde estava hospedado para gravar um programa da Rádio Excelsior.

 

Big Boy se tornou o disc-jóquei mais famoso do rádio brasileiro nos anos 1970, atuando nas rádios Mundial AM e Eldo Pop FM, no Rio de Janeiro, e Excelsior AM de São Paulo. Lançou uma forma descontraída de apresentar programas radiofônicos que veiculavam músicas do exterior. Foi o primeiro profissional multimídia do rádio.

 

Big Boy e o rock

 

Newton era apaixonado por música, ou melhor, pelo rock e pelas novidades que estavam surgindo nos anos 1960. Tanto que, ainda muito menino, ia escondido dos pais do Rio para São Paulo para comprar discos que apareciam primeiro por lá. Na época, eram LPs e singles de bandas estrangeiras. Aos amigos que viajavam para o exterior, ele fazia encomendas especiais. A paixão de Newton, desde criança, era ouvir o programa 'Hoje é Dia de Rock', de Jair de Taumaturgo, na Rádio Mayrink Veiga, a PRA-9, e ouvir, na faixa de Ondas Curtas (OC) famosos apresentadores do rádio norte-americanos.

 

Big Boy tinha um acervo de 20 mil títulos, entre LPs e compactos, grande parte formada por discos importados: rock, jazz, soul music, rock progressivo, música francesa, trilhas sonoras de filmes, orquestrais. Ele também lançou seus próprios discos que tinham lista das mais tocadas. Gostava de animar shows de jovens no subúrbio carioca. Curiosamente, fez participações como ator no programa de Chico Anysio, na TV Globo, na novela cômica Linguinha, de 1970.

 

O rádio faz história

Com a colaboração da professora da Faculdade de Comunicação da PUC-RJ Rose Esquenazi, o quadro 'O rádio faz história' do programa Todas as Vozes mostra que Big Boy fazia a programação da Rádio Mundial, de segunda a sexta, para atender ao gosto do público, mas o programa preferido dele era o Cavern Club, que apresentava no início das noites de sábado. O programa era totalmente voltado para as músicas e informações sobre os Beatles.

 

Anote aí! O programa Todas as Vozes vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h05 às 10h, na Rádio MEC AM do Rio de Janeiro - 800 kHz, com apresentação do jornalista e radialista Marco Aurélio Carvalho.

 



Criado em 04/05/2015 - 13:10 e atualizado em 05/05/2015 - 10:52

Mais do programa