Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Rádio com humor, música e jornalismo na Segunda Guerra Mundial

Em 1939, Almirante lança a música de capoeira para todo o país pela

Na quinta-feira, dia 25 de junho, o quadro "O rádio faz história" do programa Todas as Vozes relembrou trechos de alguns dos mais marcantes programas radiofônicos de 1939, 1940 e 1941. Nas principais emissoras da época, as notícias do conflito internacional eram intercaladas por programas musicais, transmissões esportivas, radio-revistas e programas humorísticos.

 

Ouça um trecho de "Curiosidades Musicais", edição de 24 de julho de 1939, programa com direção de "Almirante", apresentado por Celso Guimarães. Henrique Foréis Domingues, o Almirante, era cantor, compositor e radialista. No áudio, o dia em que o diretor do programa lançou as músicas de capoeira pela primeira vez em uma emissora que alcançava todo o país.

 

Em seguida, um áudio de setembro de 1939, com a voz de Adolph Hitler, utilizando as ondas do rádio para ameaçar a Polônia. Era o início da Segunda Grande Guerra Mundial. Da tensão à sátira, em 'A mulher e a guerra', com Jararaca e Ratinho.

 

Essa edição de 'O rádio faz história' é encerrada com um áudio de Heron Domingues fazendo uma demonstração de como foi transmitida a estreia do Repórter Esso na Rádio Nacional do Rio de Janeiro, em 28 de agosto de 1941.

 

A fonte dos áudios é o livro "Histórias que o rádio não contou: do galena ao digital, desvendando a radiodifusão no Brasil e no mundo", de Reynaldo C. Tavares, da editora Harbra em 1999.

 

O programa Todas as Vozes vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h05 às 10h, na Rádio MEC AM do Rio de Janeiro - 800 kHz, com apresentação do jornalista, professor e radialista Marco Aurélio Carvalho.



Criado em 25/06/2015 - 17:20 e atualizado em 21/07/2015 - 10:59

Mais do programa