Por decisão do Grupo RBS, haverá uma fase de transição para que a Rádio Farroupilha, emissora AM voltada para o público feminino em Porto Alegre, ocupe também a frequência 92.1MHz, atualmente utilizada pela Rádio Cidade local. A transição começará em 20 de julho.
É a sequência de um movimento natural de emissoras AM de todo o país que pertencem a empresas que também contam com concessões de canais em FM. Rádio Gaúcha, também do grupo RBS; CBN, em diferentes cidades; Itatiaia, em Belo Horizonte; Tupi e Globo, no Rio de Janeiro; e outras emissoras predominantemente de programação não-musical seguiram o mesmo caminho. Essa opção por transmitir nas duas faixas começou a ganhar força no final dos anos 1990.
O anúncio do fim da Cidade FM de Porto Alegre e do início das transmissões da Farroupilha simultaneamente em AM e FM foi feito no início de julho pela diretora de rádios do Grupo RBS, Fabiana Marcon.
"A Farroupilha mistura talk, música, notícias e é líder no AM na Grande Porto Alegre. É uma das rádios brasileiras em que os ouvintes ficam por mais tempo sintonizados. São mais de quatro horas por dia com a emissora. Por isso, queremos trazê-la para o FM", disse Fabiana em comunicado oficial do Grupo RBS.
Com colaboração do escritor e especialista em mercado da comunicação Fernando Morgado, o quadro 'O rádio faz história' do programa Todas as Vozes nesta terça-feira (14) mostra trechos de programas, chamadas e vinhetas da Rádio Cidade de Porto Alegre. Fernando dá também uma verdadeira aula sobre o panorama atual do rádio na capital gaúcha.
O programa Todas as Vozes vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h20 às 10h, na Rádio MEC AM do Rio de Janeiro - 800 kHz, com apresentação do jornalista, professor e radialista Marco Aurélio Carvalho.