Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Mário Lago: do Presídio de Mulheres à demissão na ditadura

Quadro 'O rádio faz história' mostra os diferentes talentos do autor

Nesta segunda-feira (4), com colaboração da jornalista e professora da PUC-RJ Rose Esquenazi, o programa Todas as Vozes contou a história de Mário Lago e mostrou trechos de grandes sucessos do compositor.

 

Mário Lago nasceu em 26 de novembro de 1911, no Rio de Janeiro e morreu em 30 de maio de 2002. Filho do maestro Antônio Lago e de Francisca Maria Vicencia Croccia Lago, herdou a rebeldia no sangue. Era neto de um anarquista, o flautista italiano Giuseppe Croccia. Filho único, tornou-se marxista e chegou a ser preso seis vezes. Depois do casamento com Zeli, abandonou a noite e a boemia para cuidar dos cinco filhos.

 

A profissão de advogado — para a qual estudara — não lhe atraiu muito. Largou a carreira para trabalhar como responsável pelas letras das músicas no teatro de revista. A Rádio Panamericana, em São Paulo, foi a primeira emissora em que Mário atuou. Depois, trabalhou na Mayrink Veiga e na Rádio Nacional do Rio de Janeiro. Estava na lista dos demitidos da Nacional no início do regime militar.

 

Em sua principal fase como compositor, nos anos 1940 e 1950, contou com um grande parceiro: Ataulfo Alves. A música "Ai, que saudades da Amélia", escrita em 1942, fazia uma ode à mulher submissa. As feministas reclamaram, mas Mário explicou que a música era para elogiar a mulher companheira, que estava ao lado do homem em todas as situações. "Atire a primeira pedra", de 1944, foi resultado de outra parceira de sucesso de Mário — considerado um dos compositores mais cultos da MPB — e Ataulfo Alves.

 

A colaboradora das segundas-feiras do quadro 'O rádio faz história', Rose Esquenazi conta também como Mário brilhou nas funções de ator e roteirista e por que entrou na lista dos demitidos da Rádio Nacional no início do período da ditadura militar.

 

Acompanhe, no player, trechos de sucessos musicais, histórias, depoimentos de Mário Lago e saiba mais sobre a história do artista. Ouça também uma parte da abertura do dramático programa radiofônico "Presídio de Mulheres", dirigido por Mário na Rádio Nacional.

 

Anote aí: o programa Todas as Vozes vai ao ar sempre de segunda a sexta-feira, de 7h20 às 10h, na Rádio MEC AM do Rio de Janeiro - 800 kHz, com apresentação do jornalista e radialista Marco Aurélio Carvalho.



Criado em 04/01/2016 - 18:24 e atualizado em 18/01/2016 - 14:22

Mais do programa