Viva Maria hoje começa com aspas: “Trabalhar é uma coisa, ser homenageada é outra. Hoje, estou sentindo que nós mulheres, trabalhadoras rurais estamos sendo celebridade. Agradeço muito!”
Essas foram as palavras da embaixadora do Norte, Maria Julia Serrim, uma das trabalhadoras homenageadas durante a cerimônia de lançamento da Campanha # Mulheres Rurais, Mulheres com Direitos, na manhã de ontem em Brasília.
Coube à Maria Julia Serrim presentear as autoridades que prestigiaram o lançamento da campanha com produtos artesanais da região de Portel no Pará, onde ela vive cercada de água, frutíferas e plantas úteis da Amazônia.
Maria Julia falou ao Viva Maria com grande emoção de sua trajetória de luta.
Se como Maria Julia Serrim você, trabalhadora rural, também tem uma história bonita pra contar não deixe de participar da Campanha # Mulheres rurais, mulheres com direitos. Mande o quanto antes a sua mensagem, o seu vídeo, enfim o seu recado para o WhatsApp 61 ddd 99311 18 20.
É muito importante tirar o seu trabalho da invisibilidade. Esse é inclusive um dos objetivos dessa campanha da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) em parceria com REAF - Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar no Mercosul.
E eles esperam coroar o trabalho das mulheres rurais com uma premiação internacional. Como disse Geise Mascarenhas, ponto focal de Gênero da REAF - Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar no Mercosul, no Viva Maria de ontem.
Vamos lá, Marias da terra! Força, raça e fé!