Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Um Brasil sem o básico: Viva Maria discute situação do saneamento no país

Dados sobre desperdício de água potável e saneamento básico no país, divulgados pelo IBGE, são alarmantes

Viva Maria

No AR em 24/07/2020 - 08:23

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), acabou de divulgar uma Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB) com dados colhidos em 2017. A pesquisa foi apresentada no Rio de Janeiro e revelou uma situação crítica.

O desperdício de água potável em nosso país chega a ser escandaloso: da entrada no sistema de distribuição ao consumo final, perde-se 38,9%. No Norte, esse índice é de 48,3% de desperdício, no Nordeste, de 44,5%, no Sul, de 37,7%, no Sudeste, de 37,1% e no Centro-Oeste, de 32,9%.

Em tempos de pandemia do coronavirus essa situação é inaceitável. O mesmo se pode falar em relação ao saneamento básico que, por sinal, desde o último dia 15, já tem um novo marco legal . Falo da lei 14.026/20 sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro.

O texto prorroga o prazo para o fim dos lixões, facilita a privatização de estatais do setor e extingue o modelo atual de contrato entre municípios e empresas estaduais de água e esgoto. O novo marco transforma os contratos anteriores em concessões com a empresa privada que vier a assumir a estatal. O texto também torna obrigatória a abertura de licitação, envolvendo empresas públicas e privadas.

E quem acompanha essa temática com grande interesse jornalístico é a repórter da TV Brasil, Ana Graziela Aguiar, que teve oportunidade de fazer uma matéria especial sobre saneamento básico! E é com ela que a apresentadora Mara Régia conversou no Viva Maria. Acompanhe no player acima.

Criado em 24/07/2020 - 08:23

Mais do programa