Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Existe estupro culposo?

A advogada Vera Lúcia Santana Araújo e a jornalista Paula Guimarães comentam o caso de Mariana Ferrer nesta edição do Viva Maria

Viva Maria

No AR em 04/11/2020 - 19:43

Unidas pelos laços da dignidade e pelos direitos das mulheres, Marias de Norte a Sul se manifestam em solidariedade à blogueira Mariana Ferrer que acabou de receber um tratamento humilhante durante o julgamento do homem que ela acusou de estupro em Santa Catarina.

Mariana Ferrer acusa o empresário André de Camargo Aranha de tê-la estuprado em dezembro de 2018, em um camarim privado, durante uma festa em um beach club em Jurerê Internacional, em Florianópolis, Santa Catarina. Na época ela tinha 21 anos e era virgem.

As únicas imagens recuperadas pela polícia mostram Mariana na companhia do empresário. Ela suspeita que tenha sido drogada e que, por isso, não sabe exatamente o que aconteceu. Nas roupas dela, a perícia encontrou sêmen do empresário e sangue dela. O exame toxicológico de Mariana não constatou o consumo de álcool ou drogas.

Mas mesmos diante das evidências o julgamento de Mariana Ferrer terminou com sentença inédita de "estupro culposo".

Para que possamos entender melhor o que vem a ser esse "estupro culposo" o Viva Maria recebe a advogada Vera Lúcia Santana Araújo, integrante executiva da ABJD (Associação Brasileira de Juristas pela Democracia) e da Frente de Mulheres Negras do DF e entorno.

Acompanhe no player:

Em sintonia com as palavras da advogada, a apresentadora Mara Régia recebe também a jornalista do Portal Catarinas, Paula Guimarães, que fará a cobertura dos atos que acontecerão nos próximos dias em todo o país em repúdio à determinação da justiça do Estado de Santa Catarina:

"Os movimentos de mulheres e feministas estão mobilizados por este que é um protesto por justiça a Mariana Ferrer, mas também por justiça a todas as outras mulheres que foram vitimas de estupro e tiveram um desfecho similar a este. Serão muitas Marias e Catarinas nas ruas do Brasil pra pedir um basta à cultura do estupro".

Criado em 04/11/2020 - 19:43

Mais do programa