Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Viva Maria destaca a vulnerabilidade das empregadas domésticas na pandemia

Advogada comenta sobre uma das categorias profissionais mais discriminadas do país

Viva Maria

No AR em 12/04/2021 - 17:00

Nesta edição, o Viva Maria destaca a vulnerabilidade de uma das categorias profissionais mais discriminadas em nosso país, a das domésticas, que em tempos de pandemia estão passando maus pedaços. Não à toa, a primeira pessoa a morrer por causa da covid-19 no estado do Rio de Janeiro foi uma trabalhadora doméstica que não foi dispensada pela empregadora com a doença confirmada. Mesmo após o caso no Rio, outros “patrões” cujos testes para coronavírus deram positivo não liberaram as “empregadas”, e é claro que essa situação escancara o quanto essa classe trabalhadora está vulnerável à pandemia e precisa de políticas públicas de proteção.

A situação é tão grave que o Sindicato de Empregadas Domésticas da Bahia já recebeu mais de 28 pedidos de socorro por parte da categoria que está sendo obrigada a ficar na casa dos patrões enquanto a pandemia durar. Nesse contexto, não faltou sequer a fala desastrada do marido da cantora Ivete Sangalo que acusou a cozinheira da casa de contaminar sua família.

Como se tudo isso não bastasse temos ainda o caso da babá do menino Henry, acusada de falso testemunho, por ter omitido em seu primeiro depoimento à 16ª DP da Barra da Tijuca na zona Oeste do Rio de Janeiro, as agressões que a criança vinha sofrendo por parte do padrasto.

No mundo do trabalho sabemos o quão perversa e desproporcional é a correlação de forças entre patrões e empregados. Mas no âmbito doméstico quase sempre a herança escravocrata empresta uma maior vulnerabilidade às babás, diaristas, faxineiras e afins.

À luz do direito, Viva Maria vai se valer de uma advogada incansável na defesa dos direitos humanos das mulheres, a advogada e integrante da Executiva Nacional da ABJD (Associação Brasileira de Juristas pela Democracia) e da Frente de Mulheres Negras do DF e Entorno, Vera Lúcia Santana Araújo. Ela que, por sinal, desde o início desse programa, nos anos 80, acompanha a luta das trabalhadoras domésticas que, sempre foram uma presença marcante nas pauta do Viva Maria.

Acompanhe no player acima.

Criado em 12/04/2021 - 16:29 e atualizado em 12/04/2021 - 16:28 - Episódio Viva Maria destaca a vulnerabilidade das empregadas domésticas na pandemia

Mais do programa