Nesta edição o Viva Maria se une ao pesar dos povos indígenas que na última segunda-feira (14) se despediram do líder indígena Carlos Terena. O indigena estava internado desde 24 de maio e acabou falecendo em decorrência da covid-19, aos 66 anos.
Resta-nos o consolo de que seu legado haverá de mantê-lo vivo para todo o sempre como bem disse seu sobrinho na mensagem que encaminhou ao programa. Acompanhe no player abaixo:
E o Viva Maria traz também nesta edição um depoimento do próprio Terena sobre a expectativa que precedeu a abertura dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, no qual ele idealizou, em uma entrevista dada em 13 de agosto de 2015 ao programa Revista Brasil sob o comando de Valter Lima. Na oportunidade, Carlos Terena falava dos jogos indígenas como uma ação afirmativa:
"Eu sempre procuro criar movimentos sólidos e concretos, onde a gente possa envolver principalmente as aldeias, no sentido de promover o pensamento e a inteligência indígena, como aquilo que o movimento negro chama de "ações positivas", só que através do esporte do índio, do esporte tradicional".