Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Neste dia da árvore, Viva Maria presta homenagem às Marias Tronco que se dedicam a proteger a floresta

Neste 21 de setembro, o programa é dedicado a Cristina Floresta, Maria do Espírito Santo, Zé Cláudio e Dona Raimunda dos Cocos

Viva Maria

No AR em 21/09/2021 - 09:45

Neste 21 de setembro o Viva Maria é terra fértil para homenagear as pessoas que nasceram do tronco da árvore mãe e que se dedicaram de corpo e alma à luta pela terra, pela água e pela floresta! 

Dos seringais acreanos aos babaçuais no interior do Maranhão foram muitas as vozes que se uniram contra a devastação. Uma delas inclusive fez ecoar seu canto em inúmeras conferências internacionais como um pedido de socorro das quebradeiras de coco pela preservação dos babaçuais. E nesse dia da árvore, em memória, é importante ouvir a amiga acreana Cristina Silva, mulher semente que, como consultora do Conselho Nacional das Populações Extrativistas – CNS, é uma das maiores herdeiras da bagagem das mulheres da floresta!

Acompanhe no player abaixo:


Contudo, não podemos esquecer de uma outra Maria tronco. Sua força se traduzia até no nome: Maria do Espírito Santo. Ao lado do companheiro Zé Cláudio, ela batalhou muito pela preservação da floresta e do fortalecimento de sua comunidade no interior do Projeto de Assentamento Praia Alta Piranheira, no município de Nova Ipixuna, no Pará. Em 24 de maio de 2011, Maria e Zé Claudio foram covardemente assassinados e a história desses mártires da floresta está sendo recontada em uma uma série de podcast que este ano marca a saudade acumulada nesses últimos 10 anos. Este podcast pode ser ouvido no link.

Em memória a Zé Claudio, Maria do Espirito Santo e Dona Raimunda dos cocos, o Viva Maria oferece o florescer da primavera que se avizinha, em nome do pau- brasil, árvore que batizou nosso país e que, desde que começou a ser explorada em 1503, há anos figura na lista das espécies mais ameaçadas de extinção. Como o pau-brasil, nosso programa reverencia também a castanheira-do-brasil, considerada a rainha da floresta, nativa da Amazônia; a braúna, natural da Mata Atlântica; o cedro-rosa; a Araucária: também conhecida como pinheiro-do-paraná; o mogno e o jequitibá-rosa. Como elas, mais de 2 mil espécies das 8 mil encontradas neste país, correm perigo, como denuncia Xangai, na música de Jatobá, considerada o hino das engenheiras e engenheiros florestais.

 

 

 

 

Criado em 21/09/2021 - 10:01 e atualizado em 21/09/2021 - 10:00 - Episódio Neste dia da árvore, Viva Maria presta homenagem às Marias Tronco que se dedicam a proteger a floresta

Mais do programa