Viva Maria dedica esta edição ao Pau Brasil. A árvore que empresta seu nome ao nosso país foi apresentada a Mara Régia por um professor em visita ao Museu Nacional da Quinta da Boa Vista no Rio de Janeiro.
O Museu foi acometido por um incêndio de grandes proporções em setembro de 2018 e comoveu o Brasil e o mundo. Dois anos após o desolador episódio, tamanha tristeza foi ressignificada e transformada em música.
O bombeiro-músico Davi Lopes, que atuou no combate às chamas daquele incêndio na época, aproveitou parte da madeira encontrada nos escombros do incêndio para produzir instrumentos musicais violão , bandolim , violino e cavaquinho.
Além disso, ele convidou artistas como Gilberto Gil, Paulinho da Viola, Paulinho Moska , Hamilton de Holanda, Nilze Carvalho e Felipe Prazeres a se encontrarem com ele nos limites do Museu graças ao documentário de Vinícius Dônola, diretor e roteirista de “Fênix : o voo de Davi”.
Um trabalho que nos faz ganhar asas ao som das criações musicais de todos esses artistas que, pelo conjunto da obra, são capazes de animar e resgatar a autoestima do povo brasileiro. É o caso de Nilze Carvalho, sambista autodidata, cantora,compositora e bandolonista, convidada desta edição do Viva Maria.
Em conversa com Mara Régia ela comenta sobre a participação e reforça a importância desse belo resgate.
"Ficamos muito emocionados com a história do Davi, o Davi é uma figura excepcional, que pegou ali das cinzas e conseguiu dar vida, trazer uma alegria naquele momento tão estranho. Eu fiquei muito feliz de estar participando, a única mulher que apareceu, representando" conta Nilze.
Nilze é uma das artistas brasileiras mais aclamadas do nosso tempo. Ouça a participação completa da sambista no player acima.