Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Viva Maria: ambientalista avalia impactos de participação inédita de liderança indígena brasileira na Cop26

Adriana Ramos (ISA) conversa com Mara Régia sobre participação histórica de Txai Suruí na vigésima sexta Cúpula do Clima, em Glasgow, Escócia

Viva Maria

No AR em 04/11/2021 - 11:46

"Txai", esse o termo na língua dos índios Kaxinawá e significa “mais que amigo, mais que irmão, a metade de mim que existe em você e a metade de você que habita em mim”. Tem coisa mais bonita?!

Não por acaso Txai é o nome da filha do cacique Almir Suruí e da indigenista Neidinha Suruí. Txai Suruí aprendeu a importância de defender o território dos povos da floresta e foi a única brasileira que discursou na abertura da Cop26, a vigésima sexta Cúpula do Clima em Glasgow, na Escócia. Tamanho protagonismo nos dá a dimensão da força da representatividade da delegação dos povos indigenas do Brasil na Cop26.

A amiga ambientalista Adriana Ramos do ISA (Instituto Socioambiental), que há mais de 25 anos faz da diversidade dos povos indígenas matéria-prima de seu trabalho, avalia esse fato histórico e ao mesmo tempo compartilha os desdobramentos do impacto do discurso de Txai Suruí.

Acompanhe o bate papo no player abaixo:Pioneiro na defesa dos direitos das mulheres, o programa Viva Maria está há 40 anos no ar e é marco na luta dos direitos das mulheres. É produzido e apresentado pela jornalista Mara Régia Di Perna. Atualmente, o Viva Maria é transmitido em formato de programete e vai ao ar de segunda a sexta-feira, em diferentes horários em rede pelas emissoras de rádio da EBC:  Rádio Nacional da Amazônia - OC 11.780KHz, 6.180KHz, Rádio Nacional de Brasília – AM 980 kHz, e Rádio Nacional do Alto Solimões - FM 96,1 MHz. Os episódios também estão disponíveis na página do programa.

Criado em 04/11/2021 - 12:07 e atualizado em 04/11/2021 - 12:06 - Episódio Viva Maria: Ambientalista avalia impactos de participação inédita de liderança indígena brasileira na Cúpula do Clima na Escócia

Mais do programa