Nesta edição de 24 de fevereiro o Viva Maria celebra a data, que desde 1932 é histórica. Viva o dia da conquista do voto feminino no Brasil!
E dedicamos esta edição à Chiquinha Gonzaga e a todas as mulheres que abriram alas para que as brasileiras conquistassem o direito de votar e serem votadas.
Viva as sufragistas Julia Barbosa, Bertha Lutz, Leolinda Daltro, Celina Vianna, Nathércia da Cunha Silveira, Antonietta de Barros, Almerinda Gama, Jerônima Mesquita, Maria Luisa Bittencourt, Alzira Teixeira Soriano, Carlota Pereira de Queiroz, Josefina Álvares de Azevedo, Carmen Portinho, Elvira Komel, Amélia Bevilacqua, Isabel de Sousa Matos e muitas outras mulheres que participaram dessa importante conquista para a cidadania feminina no Brasil.
E para embalar nosso sonho de igualdade e justiça queremos chamar a participação das Super Marias cujas fotos ilustram a Primavera do Calendário que comemora os 40 anos desse nosso programa. Essas Super não só honram a conquista do voto feminino no Brasil, bem como exercem com força, raça e fé o direito de serem votadas. Vamos saber da amiga Antonia Melo que encarna como poucos a força guerreira Kaiapó, inscansável na luta pelos direitos dos povos tradicionais, de que forma ela honra o direito de votar e de ser votada.
Falamos ainda com Cristina Lopes Afonso, vereadora em Goiânia e Raquel Moreno, duas vezes candidata. Acompanhe no player abaixo: