Nesta segunda (5 de setembro), é o Dia da Amazônia! Dados do Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), recentemente publicados, comprovam que o mês de agosto foi devastador para a nossa Amazônia devido às queimadas. Sem falar que nossa floresta já perdeu o equivalente a 10 vezes o estado do Rio de Janeiro nos últimos anos segundo estudos do MapBiomas.
Diante disso, resta-nos ouvir os ecos dos acordes de quem faz da arte uma declaração de amor a nossa Amazonia. Ele é Rui Machado. Mas para sabermos melhor a que vem a obra magistral de Rui Machado, e pra isso vamos ouvir o que disse sobre ele a primeira mulher a chegar na Academia Brasileira de letras, Nélida Piñon.
“Há 40 anos, Rui Machado exerce sua arte plena, fecunda, comprometida com todas as veredas e mistérios do seu ofício. Enquanto registra sem trégua as memórias, os rituais, a flora , a fauna , os rastros civilizatórios dos povos indígenas, Suas almas há muito imortalizadas. Sua criação desvenda o que nos falta . Transmite saberes de que dependemos para sermos ainda mais brasileiros .... E o que mais dizer de um grande artista? Meu abraço querido Rui Machado . Sempre presente em nós! “
Confira a entrevista do artista