Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Viva Maria: Direto de Londres jornalista comenta velório de Elizabeth II

Geraldo Cantarino, que é mestre em direção de televisão e teatro, contou sobre a movimentação na capital britânica para o enterro da monarca

Viva Maria

No AR em 16/09/2022 - 11:00

Olá gente querida desse nosso programa que, sob os ecos  da festa que comemorou seus 41 anos, na última 4ª. feira, se despede dessa semana de aniversário compartilhando um presente mais do que especial que recebeu de  um amigo jornalista que mora em Londres mas que  acompanha  o Viva Maria de longa data quando morou  em Brasília nos anos 90.

Falo de Geraldo Cantarino, que é mestre em direção de  televisão e teatro. Como escritor, seus livros guardam estreita relação com a história do nosso país. É dele  Uma ilha chamada Brasil; 1964 - a Revolução para inglês ver, dentre outros títulos.


Atento à edição de ontem do Viva Maria sobre o luto  coletivo dos  britânicos, fez questão de ampliar as informações sobre o velório público da rainha Elizabeth II que vai durar até a próxima segunda -feira! Diga lá meu amigo! Como é que está a movimentação por aí ?

"Olá, Mara! Olá, ouvintes do Viva Maria. O  que nós estamos vendo aqui no velório em Londres é uma enorme demonstração de respeito, reverência e até de adoração à rainha. Ontem durante o dia, o caixão com o corpo da rainha foi levado em procissão solene do Palácio de Buckingham, residência oficial dos monarcas em Londres, para o Westminster Hall. O Westminster Hall é a parte mais antiga do Palácio de Westminster, sede do Parlamento britânico. É um salão grandioso, que foi projetado para impressionar os súditos, transmitindo uma imagem de poder e autoridade. São mais de 900 anos de história. O caixão vai ficar no Westminster Hall por quatro dias para que o público possa prestar suas últimas homenagens. A visitação será contínua, durante 24 horas, com transmissão ao vivo. As filas são, literalmente, quilométricas. Pessoas de vários locais do Reino Unido e até de outros países estão, pacientemente, enfrentando fila, chuva e frio para se despedir da rainha. É tudo muito sereno, cerimonioso e com muito respeito. Para o público, é uma forma de agradecer pelos 70 anos de reinado. Nesse período, a rainha representou um ponto de equilíbrio, de continuidade e de coesão nacional. A sensação que temos é de estar presenciando um momento histórico. Fim de uma era e início de outra, agora com o rei Charles Terceiro. Ele, com certeza, enfrentará muitos desafios. A monarquia britânica vem perdendo apoio popular nos últimos anos. Para muita gente, ela está associada ao império britânico, às antigas colônias, a privilégios, a acúmulo de riqueza e ao poder hereditário, sem representação democrática, mas ainda com influência nos rumos do país. Esse assunto certamente virá à tona assim que passar o período de luto. O velório segue no Westminster Hall até segunda-feira, quando o caixão será levado para a Abadia de Westminster para missa de corpo presente. De lá, seguirá para o Castelo de Windsor, para o enterro da rainha."

 

Quem diria que Viva Maria chegaria aos 41 anos com um correspondente internacional na Inglaterra! ?

Contudo, esse não é o único presente que recebemos! Acabamos de saber que o nosso programa vem conquistando cada vez mais audiência no Portal da EBC , que conta com a gerência de jornalismo web  da amiga Alessandra Esteves , que vai traduzir em números essa alegria!

Clique no player acima e confira

Criado em 16/09/2022 - 06:17

Mais do programa