Hoje o Viva Maria se despede do penúltimo mês do ano lembrando o feriado que comemora o dia do Evangélico: 30 de novembro! A data tem origem na lei 12.328, que criou o Dia Nacional do Evangélico e foi sancionada em setembro de 2010 pelo então presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva. De lá pra cá, alguns estados da federação tais como Alagoas, Distrito Federal e, mais recentemente, o Maranhão, celebram o dia com festas, cultos e encontros de música gospel.
De acordo com o Censo de 2010, do IBGE, entre os 86,8% brasileiros que se declararam cristãos, 22,2% disseram ser evangélicos.
Já uma pesquisa Datafolha, publicada em 2020, mostrou que os evangélicos somavam 31% dos brasileiros que dizem ter religião. Conforme a pesquisa, as mulheres representavam 58% dos seguidores.
São as Marias da fé! Mas, hoje, também é dia de saudar as Marias da raça que, ao longo desse Novembro Negro fizeram a maior Kizomba!
É o caso da advogada Vera Lúcia Santana Araújo, integrante da Executiva Nacional da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) e da Frente de Mulheres Negras do DF e Entorno! Que avaliação podemos fazer das ações e reflexões que movimentaram a vida brasileira em torno de uma consciência que possa dar um basta a uma cultura escravocrata que avilta nossa cidadania, porque é capaz de insultar artistas como o baiano Gilberto Gil, que, mesmo estando no Catar, para assistir a partida entre Brasil e Suíça pela Copa do Mundo de 2022 com sua mulher e netos não foi poupado de um ataque verbal criminoso.
Acompanhe o bate papo no player.