Nesta edição o Viva Maria está grávido, prestes a dar a luz em pleno sertão nordestino.
De longe já se ouve o ronco do trovão e canto da asa branca.
A apresentadora Mara Régia convida toda a sua audiência para se deixar guiar pela mão do tempo áté o município de Exu, em Pernambuco, no dia 13 de dezembro de 1912, data que marca o nascimento do rei do baião, Luiz Gonzaga, o Gonzagão.
Em livre adaptação, percorra pela obra deste grande artista em edição especial pelos 110 anos de nascimento dele que anima as festas juninas e os forrós pé de serra desse imenso arraiá chamado Brasil.
Seja cantando a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua terra esturricada pela seca , nosso Gonzagão continua arrancando nosso aplauso mais emocionado e saudoso também.
Sua poção Lua, que evoca a força das muié macho sim senhor , canta e encanta as meninas que só pensa em namorar é simbolo do sagrado e da fertilidade da mulher! Viva lua !
Viva todas as parteiras desse nosso Brasil! Viva Maria Zenaide parteira de Marechal Thaumaturgo, no Acre, que também reverencia a memória de Gonzagão com seu canto homenagem à todas as Samaricas que como ela fazem da arte de partejar um ato de amor à vida