Até o próximo dia 10 de dezembro, o Viva Maria fica em sintonia com as ações da campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres.
Essa campanha anual e internacional começa oficialmente a cada dia 25 de novembro, que é o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, e vai até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.
E, em meio a uma extensa pauta de atividades voltadas para o enfrentamento da violência de gênero, o Ministério da Saúde tomou a iniciativa de discutir o impacto dessa violência no convívio familiar.
É sabido que traumas de infância podem ter consequências profundas e duradouras na vida adulta. Algumas dessas consequências podem incluir problemas de saúde mental, relacionamentos interpessoais difíceis, baixa autoestima e até mesmo problemas de saúde física.
Para refletir e debater a complexidade do assunto, o Ministério da Saúde convidou a médica psiquiátrica Dagmar Ramos, especialista em Medicina Preventiva e social pela USP e autora do Livro As Constelações Familiares na Medicina.