Em sintonia com o tema da 17ª. edição do Festival Latinidades que anima esse ”julho das pretas” nosso programa quer saber se você é fã de uma mulher negra? Fale com a produção do Viva Maria no 61 37995477 ou mande uma mensagem pelo whatsApp 61 99674 15 68 até 25 de julho, data que no Brasil reverencia a escrava que virou rainha e liderou um quilombo de negros e indígenas! Viva Tereza de Benguela!
Saudamos o Festival Latinidades e neste 3 de julho a aprovação da primeira lei brasileira em 1951 que é um marco na luta pelo enfrentamento da discriminação racial em nosso país.
O Projeto de Lei do estupro entra na pauta dos principais debates nacionais é com grande pesar que Viva Maria registra os dados de uma pesquisa inédita do Núcleo de Estudos Raciais do Insper, baseado nos registros do Sistema Nacional de Atendimento Médico do Ministério da Saúde, que aponta crianças e mulheres negras, em todas faixas etárias, como as maiores vítimas de estupro no Brasil.
E é sobre esse e tantos outros crimes contra as mulheres que a editora Mizuno lança em breve em Brasilia um livro sobre as mais diversas formas de violência contra nós Marias, nós Mulheres. Uma das autoras conversa com a gente agora. Falo de Iara Lemos, jornalista, pesquisadora, mestre em inteligência artificial e doutoranda políticas públicas para as mulheres em Lisboa, Portugal.
Escute no player acima.