Esta edição do Viva Maria se une às homenagens à socióloga gaúcha Luiza Bairros, ex-ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e uma das principais intelectuais do pensamento negro contemporâneo.
Em cerimônia realizada na tarde desta terça-feira (18), no anexo do Palácio do Planalto, na presença da ministra Anielle Franco e da sobrinha de Luiza Bairros, os Correios lançaram um selo postal institucional para celebrar o legado dessa guerreira incansável pela igualdade racial e de gênero no Brasil .
O selo traz uma fotografia de Luiza Barros do acervo da nossa EBC- Empresa Brasil de Comunicação, registrada pelas lentes do fotógrafo Valter Campanato
Luiza era gaúcha de Porto Alegre, embora seu coração sempre estivesse na Bahia e no peito de todas as lideranças negras que aprenderam com Luiza a resistir, a se indignar e a lutar acima de tudo.
Em 12 de julho de 2016, Luiza morreu aos 63 anos e Viva Maria teve oportunidade de estar no tributo feito à Luiza Bairros por suas amigas e admiradoras.
Unidas em uma só voz choramos e cantamos junto às lideranças que tiveram o privilégio de privar do convívio com Luiza Bairros como Vera Barone da Articulação de Mulheres Negras Brasileiras, a médica Jurema Werneck e sua xará Luiza Brasília.