Na véspera do Dia da Criança o Viva Maria se une à dor das famílias dos meninos Benjamim Rodrigues Ribeiro e Ythallo Raphael Tobias Rosa, de 6 e 7 anos, que morreram envenenados por um agrotóxico altamente perigoso que é usado ilegalmente como raticida em nosso país. O caso aconteceu em Cavalcanti, Zona Norte do Rio.
Benjamim estava brincando na rua, quando foi abordado por uma mulher que passava de moto por perto e ofereceu ao menino um bombom recheado por chumbinho, que dividiu o doce com o amigo Ythallo. Infelizmente, os dois não resistiram, e o Instituto Médico-Legal (IML) confirmou que a “causa mortis” foi mesmo envenenamento por chumbinho.
A violência contra criança merece ser punida com o mesmo rigor com que os crimes hediondos são enquadrados. Exemplo disso aconteceu na última 4ª feira quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei nº4266, que torna o feminicídio um crime autônomo e agrava a pena para a maior prevista no Código Penal, de até 40 anos.
Hora de ouvirmos uma voz que é por todas nós: promotora de justiça e coordenadora do Núcleo de Gênero do Ministério Público de São Paulo, Valéria Scarance. É com ela que nós vamos saber quais foram as principais mudanças que essa nova lei nos assegurará daqui pra frente.