Esta edição do Viva Maria atualiza mais um importante capítulo de uma novela que tem como enredo a vulnerabilidade de crianças e adolescentes vítimas de estupro. Trata-se de um drama cuja dimensão se pode melhor avaliar à luz de números estarrecedores: a cada oito minutos acontece um estupro de vulnerável em nosso país.
Diariamente, são realizados 26 partos em meninas com idade inferior a 14 anos. E mesmo diante de uma realidade tão cruel como essa, fanatismos religiosos continuam impedindo que a legislação brasileira possa socorrer essas crianças e adolescentes vítimas de violência sexual.
Mas felizmente, na contramão desse drama que avilta a nossa cidadania, depois de inúmeros protestos dos movimentos sociais, o governo federal publicou nesta quarta-feira, (8), no Diário Oficial da União, a resolução do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), com orientações para aborto em crianças e adolescentes.
Contudo, ainda estamos longe do final dessa novela e a enfermeira Paula Viana, coordenadora colegiada do Grupo Curumim - Gestação e Parto, uma organização não governamental com sede em Pernambuco, antecipa agora os próximos capítulos dessa novela que tem como pano de fundo a intransigência de alguns parlamentares no Congresso Nacional.
Ouça no player acima. a conversa que ela teve com o Viva Maria.