Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Secretaria das Mulheres homenageia ativistas vítimas de acidente na BA

Rosângela Rigo, Lurdinha Rodrigues e Célia Maria morreram no último

Em memória, o Viva Maria desta quarta-feira (25) abre alas para três grandes militantes pela igualdade de direitos no Brasil - Rosângela Rigo, Lurdinha Rodrigues e Célia Maria. As três ativistas morreram em um acidente de carro no último dia 14, na Bahia.

 

Confira outras edições do Viva Maria

 

A Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SPM)  da Presidência da República realizou ontem, em Brasília, uma homenagem à essas guerreiras que deixaram um importante legado na luta, força e fé pelos direitos das mulheres.

 

A cerimônia contou com a presença  de mais de 200 pessoas, entre elas o ministro da Saúde, Arthur Chioro, a titular da Secretaria de Direitos Humanos, Ideli Salvatti, a presidente da Caixa Econômica Federal, Miriam Belchior, a ex-titular da SPM, deputada Iriny Lopes, senadora Fátima Bezerra, as deputadas Maria do Rosário, Erika Kokay e Jô Morais, além de representantes de diversos órgãos governamentais, sem falar dos movimentos sociais da população LGBT, de mulheres, negros, camponeses, entre outros.

 

Veja a íntegra da nota de Eleonora Menicucci, ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, que lamentou a morte das três ativistas:

 

“Foi com extrema tristeza que recebi a notícia na madrugada de hoje (15) do falecimento, em um trágico acidente de carro, no interior da Bahia, de três mulheres que viajavam para o carnaval, sendo que duas delas integravam nossa equipe da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR): a Secretária de Articulação Institucional e Ações Temáticas (SAIAT), Rosangela Rigo, e a Coordenadora-Geral da Diversidade, Lurdinha Rodrigues. Duas feministas históricas, elas farão muita falta na luta pelo combate à discriminação de gênero e na construção de políticas públicas pelos direitos das mulheres.

 

Acima de tudo perdemos duas grandes amigas e companheiras de militância feminista. Ambas deixam um legado excepcional de coragem, determinação e alegria para a transformação dos sonhos e utopias na luta pelo avanço das conquistas dos direitos das mulheres.

 

Rosângela Rigo esteve à frente da Secretaria de Enfrentamento a Violência como Secretária Adjunta e havia assumido no início deste ano a Secretaria de Articulação Institucional de Ações Temáticas da SPM/PR. Foi titular da Coordenadoria da Mulher na prefeitura de Campinas e Secretária da Mulher na prefeitura de Suzano, ambos em São Paulo; Secretária Estadual de Mulheres do PT de SP e integrou o Coletivo Nacional de Mulheres do PT. Rosangela também participou do grupo feminista GTPOS/SP (Grupo de Trabalho e Pesquisa em Orientação Sexual).

 

Lurdinha Rodrigues, desde o início de minha gestão na SPM/PR, quando criei esta estrutura, foi coordenadora da Diversidade. Militante ativa feminista, desde jovem lutou contra a ditadura militar e pelas liberdades democráticas no nosso país e foi uma grande defensora dos direitos humanos, principalmente da população LGBT.

 

Toda minha solidariedade às famílias neste momento de dor. Não mediremos esforços para dar todo o apoio necessário.

 

Eleonora Menicucci

Ministra de Estado Chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres”

 

Guacira César de Oliveira, diretora-executiva do Centro Feminista de Estudos e Assessoria Parlamentar (CFemea), também acompanhou a cerimônia e contou aos ouvintes do Viva Maria como Rosângela Rigo, Lurdinha Rodrigues e Célia Maria contribuíram para o feminismo do país.

 

Segundo ela, as três ativistas foram mulheres que batalharam lado a lado com o CFemea para transformar o Brasil em um lugar onde as mulheres tenham um espaço e seus direitos. Ainda, Guaciara destacou que Rosângela, Lurdinha e Célia estavam de frente para grandes desafios e com muita coragem para enfrentá-los. Entre eles estavam questões como a reforma política no país e a paridade da mulher.

 

Ouça a íntegra da entrevista nesta edição do Viva Maria e conheça mais sobre a trajetória das três ativistas na luta pelos direitos das mulheres.

 

Desde o início da década de 80, as mulheres sabem: têm voz no rádio brasileiro. Com mais de 30 anos dedicados à defesa dos direitos da mulher, o Viva Maria apresenta temas relevantes e entrevistas com personalidades que contribuem para a melhoria da vida da mulher.

 

Em formato de programete, o Viva Maria é presença garantida na programação das Rádios EBC.



Criado em 25/02/2015 - 12:57 e atualizado em 25/02/2015 - 10:49

Mais do programa