Noticia boa, Maria! Tião Simpatia vai adorar saber que a Lei Maria da Penha, que ele transformou em música, reduziu em aproximadamente 10% a taxa de homicídio contra as mulheres dentro de suas próprias casas.
Pois é, esses dados positivos sobre a Lei Maria da Penha são de um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado no início de março, e foram apresentados ontem, à tarde, na Comissão Mista de Combate à Violência Contra a Mulher do Congresso Nacional, pela ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci.
Ela também teve a oportunidade de detalhar as ações e os resultados das políticas públicas implementadas nos últimos anos pelo governo federal no atendimento às vítimas de violência doméstica e familiar.
Ouça também: Encontro discute ações pela igualdade de gênero pós Pequim
Destaque para as Casas da Mulher Brasileira, criadas para garantir apoio e acolhimento às vítimas de violência doméstica e ao disque-denúncia da Central 180, que só ano passado recebeu mais de 53 mil relatos de violência contra a mulher, com muitas ligações de pequenos municípios e uma média de 17% de chamadas da área rural.
Ao falar dos avanços, a ministra explicou que antes as mulheres denunciavam e eram encaminhadas para delegacias próximas ao seu local de moradia. Agora, a denúncia aceita é encaminhada para órgãos de segurança pública, podendo se transformar em boletim de ocorrência, o que pode acelerar a medida protetiva.
Na lei e na vida temos que fazer valer nosso direito a uma vida sem violência. Toda vez que você estiver diante de um caso de agressão, não grite por socorro, ligue 180.
Desde o início da década de 80 as mulheres sabem: têm voz no rádio brasileiro. Com mais de 30 anos dedicados à defesa dos direitos da mulher, o Viva Maria apresenta temas relevantes e entrevistas com personalidades que contribuem para a melhoria da vida da mulher. Em formato de programete, o Viva Maria é presença garantida na programação das Rádios EBC. A apresentação e produção são de Mara Régia.