Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Liderança indígena cobra articulação do governo contra a PEC 215

A tramitação da PEC 215 foi um dos temas mais debatidos na abertura da

Começou na segunda-feira (14) e vai até a quinta (17) a primeira Conferência Nacional de Política Indigenista, no Centro Internacional de Convenções de Brasília (CICB), e o programa Viva Maria acompanhou os principais temas debatidos e conversou com pessoas envolvidas com as pautas.

 

A liderança indígena maranhence, Sonia Guajajara, coordenadora da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), por exemplo, comentou as mudanças que podem acontecer em relação à PEC 215.A tramitação da Proposta de Emenda Constitucional no Congresso Nacional propõe retirar do Executivo a prerrogativa de demarcar terras indígenas transferindo essa responsabilidade para o Legislativo.

 

"A conferência tem como tema principal discutir a relação do estado brasileiro com os povos indígenas sob o paradigma da Constituição Federal. Com a presença do ministro da Justiça nós reafirmamos a necessidade da mudança dessa relação, mas que isso deve ser sinalizado com atitudes concretas que seja por meio da demarcação de terras indígenas, ainda nessa conferência, e a assinatura por meio de decreto do Conselho de Política Indigenista. A gente continua se posicionando fazendo manifesto contrário [à PEC 215] e agradece o ministro por se manifestar contra, mas ele precisa também articular sua base aliada para votar no Congresso contra a aprovação da PEC", disse Sonia. 

 

Confira também: "Temos que dizer não à PEC 215", afirma Cardozo a indígenas em Brasília

Discursos contra PEC 215 marcam abertura da Conferência de Política Indigenista

 

Quem também conversou com a apresentadora Mara Régia foi o residente da Fundação Nacional do Índio (Funai), João Pedro Gonçalves da Costa, que acredita que a conferência será um marco histórico para o indigenismo no Brasil.

 

 

Desde o início da década de 80 as mulheres sabem: têm voz no rádio brasileiro. Com mais de 30 anos dedicados à defesa dos direitos da mulher, o Viva Maria apresenta temas relevantes e entrevistas com personalidades que contribuem para a melhoria da vida da mulher. Em formato de programete, o Viva Maria é presença garantida na programação das Rádios EBC.

Apresentação e Produção: Mara Régia



Criado em 15/12/2015 - 11:57 e atualizado em 15/12/2015 - 12:01

Mais do programa