Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Paixão por livros inspira histórias de resistência; ouça no Viva Maria

A livreira Iris Borges, membro do Conselho Consultivo da Câmara

Às vésperas do Natal, o Viva Maria desta quinta-feira (17) antecipa um presente surpresa que esperava colocar no ar no próximo dia 25: o Projeto Memória sobre os 35 anos de criação desse nosso programa e sua trajetória construída a partir das lutas e conquistas das mulheres do Brasil.

 

Afinal de contas, pelos microfones do Viva Maria passaram Ruth Escobar, Rose Marie Muraro, Irede Cardoso e até Dina Sfat, que me foi apresentada por uma das maiores referências culturais de Brasília: o livreiro Ivan Presença, que desde sempre travou uma luta incansável pelos livros e seus autores! Foi na sua antiga livraria na Asa Sul, na Rua das Farmácias, como hoje é conhecida, que o Viva Maria comemorou o lançamento de sua própria história na Coleção Fazer, da Editora Vozes: Como trabalhar com mulheres!

 

Ouça também:

 

Escritora defende estímulo à leitura desde a infância

 

Na ocasião, Ivan  produziu uma festa digna de nossas Marias, com muita música, muita dança, abraços e muito autógrafo também - quase 300 numa única noite! Mas além desse sucesso, dessa noite de autógrafos inesquecível, Ivan também trouxe aos microfones do Viva Maria José Saramago para uma entrevista memorável! Gratidão eterna, Ivan, pela oportunidade!

 

Contudo, apesar de toda essa  trajetória cultural, que trouxe à capital autores como  Manoel de Barros, Paulo Leminski, Ferreira Gullar, Augusto de Campos, só para citar alguns, Ivan Presença está agora ameaçado de perder seu Quiosque Cultural, no Conic, que é um famoso centro comercial, e essa a ameaça merece uma ofensiva à altura.

 

Por isso, o Viva Maria hoje engrossa o convite para que todas as pessoas que estiverem em Brasília no próximo sábado (19), a partir do meio-dia, compareçam ao Conic, que fica no coração da cidade, mais precisamente, a 200 metros da Rodoviária, abraçar Ivan e seu quiosque, um dos pontos culturais mais importantes da capital.

 

#‎Boralágalera com Nicolas Behr, Angélica Torres Lima, Luciana Amaral, Robson Silva, T-Bone, Lucia Leão, Sônia Palhares, Guilherme Reis, Maurício Melo Júnior, Maurício Gomes, Maria Eulália, enfim....

 

Mas além de poetas, seresteiros, namorados, queremos contar, inclusive, com amigas da cultura como Iris Borges, que, como Ivan, é livreira, membro do Conselho Consultivo da Câmara Brasileira do Livro e, mais recentemente, empresta seu nome à Ciranda Literária e Biblioteca, do Centro de Ensino Fundamental 2, na Estrutural. Quanta honra, Iris!

 

Desde o início da década de 80, as mulheres sabem: têm voz no rádio brasileiro. Com mais de 30 anos dedicados à defesa dos direitos da mulher, o Viva Maria apresenta temas relevantes e entrevistas com personalidades que contribuem para a melhoria da vida da mulher.

 

Em formato de programete, o Viva Maria é presença garantida na programação das Rádios EBC.

 

Apresentação e Produção: Mara Régia



Criado em 17/12/2015 - 12:13 e atualizado em 17/12/2015 - 10:16

Mais do programa