Maria, se a essa altura da folia de Carnaval o seu coração já está aí aos pulos, está na hora da gente ouvir o nosso cardiologista de plantão, o médico José Carlos Chinaglia, que é pesquisador da área de infarto do miocárdio do Hospital de Base de Brasília e professor da Escola Superior de Ciência da Saúde da Fundação de Ensino e Pesquisa do Distrito Federal.
Ele explicou que a alegria faz muito bem ao coração. Porém, se esta vier regada a excesso de álcool e drogas, pode ser prejudicial à saúde, não só em período de Carnaval, mas em qualquer época do ano.
Ouça também:
Escolas de samba, blocos de ruas e trios elétricos abrem hoje Carnaval 2016
“O álcool produz dois problemas principais ao coração, que é a arritmia e aumento da pressão arterial. Uma situação extrema em quem tem certa vulnerabilidade pode causar o rompimento de uma placa coronariana e provocar o infarto do miocárdio. Então, é muito importante ter cuidado com os excessos nesta época”, alertou.
O médico cardiologista contou que o panorama de prevalência de infarto do miocárdio tem sido modificado muito ao longo dos últimos anos e está piorando. Uma pesquisa da Universidade de Columbia coloca o Brasil como pioneiro em infarto agudo do miocárdio no ano de 2040 em relação ao restante da população mundial.
“A falta de prevenção é o principal fator. Pessoas que são muito sedentárias, se alimental mal ou que são muito obesas vão fazer esforços excessivos, como brincar, correr ou pular muito o Carnaval, pode ter uma estabilização do sistema cardiovascular e ter um infarto agudo”, disse.
Confira a íntegra da entrevista no player acima e saiba mais sobre o assunto.
Desde o início da década de 80, as mulheres sabem: têm voz no rádio brasileiro. Com mais de 30 anos dedicados à defesa dos direitos da mulher, o Viva Maria apresenta temas relevantes e entrevistas com personalidades que contribuem para a melhoria da vida da mulher.
Em formato de programete, o Viva Maria é presença garantida na programação das Rádios EBC.
Apresentação e Produção: Mara Régia