Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Jornalista destaca importância da luta pelo do direito à comunicação

Bia Barbosa fala sobre a relevância da Frente Parlamentar pela

Viva Maria hoje começa lembrando o bordão que consagrou o sucesso daquele que até hoje é considerado o maior comunicador do Brasil.

 

Teresiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiinha, uuuuuuuuuuu!

 

Grande Abelardo Barbosa! Reconhecido em verso, prosa e na música do super-homem da canção, Gilberto Gil, como “velho palhaço”, que soube, como ninguém, dominar as câmeras e comandá-las com o seu dedo indicador em riste: dizendo “Roda, roda, roda e avisa – um minuto pro comercial. Alô, alô Teresinha, é um barato a Discoteca do Chacrinha”.

 

“Quem vai ganhar o troféu abacaxi?” E assim seguia carreira com seus bordões e frases antológicas. “Eu vim para confundir e não para explicar”, dizia ele.

 

Particularmente, tive o privilégio de participar de seu programa na televisão e anos mais tarde, pela Rádio Nacional, também estivemos dividindo os microfones em entrevistas memoráveis.

 

Agora, mesmo que você aí não tenha a genialidade do “homem da buzina”, jamais se esqueça de que quem não se comunica se trumbica e que comunicação é um direito e como tal deve ser exercido por todo o nosso povo.

 

Infelizmente, apesar de consagrado na Constituição de 1988, o direito à comunicação em nosso país não é para todas e todos. Não por acaso, quando da realização da I Conferência Nacional de Comunicação, em dezembro de 2010, lançou-se a ideia de criar uma frente de defesa do direito à comunicação e à liberdade de expressão.

 

Daí nasceu a Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e o Direito à Comunicação com Participação Popular (Frentecom), sob a coordenação da Deputada Luiza Erundina (Psol/SP) que, na terça-feira(23), em cerimônia realizada no Salão Nobre da Câmara dos Deputados passou o comando da Frentecom para o Deputado Jean Willis(PSol/RJ).

 

Na oportunidade, a jornalista Bia Barbosa, que integra o Coletivo Mulher e Mídia e também o Intervozes, que é uma organização que trabalha pela efetivação do direito humano à comunicação no Brasil, falou sobre a transição.

 

Bia também comemorou duas vitórias na luta pela democratização da comunicação e da importância da empresa pública Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

 

Clique no player acima e ouça a entrevista com Bia Barbosa.

 

Desde o início da década de 80 as mulheres sabem: têm voz no rádio brasileiro. Com mais de 30 anos dedicados à defesa dos direitos da mulher, o Viva Maria apresenta temas relevantes e entrevistas com personalidades que contribuem para a melhoria da vida da mulher. Em formato de programete, o Viva Maria é presença garantida na programação das Rádios EBC.

 

Apresentação e Produção: Mara Régia 



Criado em 24/08/2016 - 19:18 e atualizado em 24/08/2016 - 16:19

Mais do programa