Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Viva Maria festeja 35 anos na defesa dos direitos das mulheres

Roda de conversa no Espaço Cultural da EBC debate análise de mídia

Excepcionalmente hoje, quando comemoramos os 35 anos desse nosso programa, queremos recordar a vinheta de abertura que por muitos anos animou a luta das nossas Marias por seus direitos no período pré-constituinte.

 

Quarta-feira, 14 de setembro de 2016! A cada aniversário costumávamos ganhar as ruas para irmos ao encontro da nossa audiência. A repórter Deográcia Pinto, sempre nos ajudava nessa tarefa.

 

Graças ao resgate da autoestima de tantas Marias conseguimos empunhar nossas bandeiras contra a violência, a discriminação, o racismo enfim...

 

Sem falar das demandas por políticas públicas. E foi assim que Viva Maria participou das mobilizações que exigiram a criação da primeira DEAM de Brasília (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher). Nossa ouvinte Joana de Jesus de Oliveira, a Jó, se recorda muito bem desse tempo.

 

Ah! Como eu gostaria de estar hoje abraçada a Jô durante a roda de conversa que vamos fazer no Espaço Cultural da EBC. Com o apoio da ONU Mulheres, vamos estar com a jornalista Marina Pita, representante do Instituto Patrícia Galvão (Agência Patrícia Galvão), que vai compartilhar com a gente as análises de mídia feitas durante a Olimpíada Rio 2016 sobre a imagem das atletas femininas, e a professora da Universidade Católica de Brasília, Bel Clavelin, pesquisadora em Comunicação Social.

 

Com elas vamos comemorar o Dia Latino-Americano da Imagem da Mulher na Comunicação, recentemente transformado numa data continental. A psicóloga Rachel Moreno que é escritora e membro do coletivo Mulher e Mídia, conhece bem essa história.

 

Desde o início da década de 80 as mulheres sabem: têm voz no rádio brasileiro. Com mais de 30 anos dedicados à defesa dos direitos da mulher, o Viva Maria apresenta temas relevantes e entrevistas com personalidades que contribuem para a melhoria da vida da mulher. Em formato de programete, o Viva Maria é presença garantida na programação das Rádios EBC.

 

Apresentação e Produção: Mara Régia

 



Criado em 14/09/2016 - 16:07 e atualizado em 14/09/2016 - 13:08

Mais do programa