Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Intolerância à lactose e alergia ao leite: como identificar e diferenciar

Essas duas patologias são frequentemente confundidas pelo fato de ter

Às quintas-feiras, o programa Alô Daisy apresenta o quadro alimentação saudável com  aconselheira do Conselho Regional de Nutrição-RJ, Edna Garambone. Nessa edição falamos sobre Intolerância à lactose e alergia à proteína do leite. Essas duas patologias são frequentemente confundidas pelo fato de ter um alimento causador em comum: o leite, mas são bem diferentes entre si e ambas necessitam de acompanhamento médico e nutricional.

 

Clique no player acima e ouça a entrevista completa.

 

A alergia ao leite de vaca ou alergia à proteína do leite, como é conhecida por muitos, ocorre pela presença de algumas proteínas do leite que são identificadas pelo nosso sistema imunológico como um agente agressor, desencandeando vários sintomas desagradáveis. A nutricionista afirmou que, para se descobrir a intolerância, é preciso fazer exame de sangue que detecta a doença e assim se confirma o diagnóstico. Além disso existem alguns sintomas como excesso de gases (flatulência) e diarreia ao tomar leite e derivados.

 

Já a intolerância à lactose é a deficiência de lactase para digerir o açúcar do leite, que é a lactose. Já na alergia, os sintomas são parecidos como rinite, sinusite, constipação e otites. Ela recomenda e orienta aos pacientes que procurem um médico gastroenterologista para definir o diagnóstico e seguir o tratamento adequado para cada uma das patologias.



Criado em 16/06/2015 - 12:44 e atualizado em 16/06/2015 - 15:18