Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

"História do Brasil em 100 fotografias" traz imagens que marcaram o país

Fotos de 1840 a 2016 contam fatos e costumes brasileiros registrados por grandes fotógrafos

Arte Clube

No AR em 06/12/2017 - 16:44

O livro "História do Brasil em 100 fotografias", que será lançado na próxima segunda-feira, na Livraria Travessa Leblon, no Rio de Janeiro, reúne imagens que marcaram o país desde a chegada da fotografia no Brasil, em 1840, até a atualidade. A publicação é organizada por Ana Cecília Impellizieri Martins, Luciano Figueiredo, Joaquim Marçal e Milton Guran.

Em entrevista ao Arte Clube, o professor do Instituto de História da Universidade Federal Fluminense Luciano Figueiredo deu detalhes sobre o livro. "As imagens cobrem desde 1840 até o ano passado, 2016. Ao longo desses anos, o Brasil passou por inúmeros fatos e momentos que não podem ser esquecidos", contou. Entre as imagens do livro estão momentos da Revolução de 1930, a industrialização dos anos 50, transformações sociais importantes, assim como o último gol do Uruguai na diputa com o Brasil na Copa do Mundo de 1950, que deu o título de campeão ao adversário. 

Clique no player e ouça a entrevista completa.


História do Brasil em 100 fotografias
Organizadores: Ana Cecilia Impellizieri Martins, Luciano Figueiredo 
Lançamento na segunda-feira, 11 de dezembro, 19h, na Livraria Travessa Leblon. Shopping Leblon – Avenida Afrânio de Melo Franco, 290 – Rio de janeiro

O livro traz registros feitos por Marc Ferrez, Augusto Malta, José Medeiros, Marcel Gautherot, Jean Manzon, Evandro Teixeira, Maureen Bisilliat, Sebastião Salgado, David Zingg, Custódio Coimbra, entre tantos outros. 

Mais do programa