Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Exposição "Queermuseu" aborda diversidade sexual na arte

Curador da mostra, Gaudêncio Fidélis, fala sobre censura e democracia

Assinar podcast

Arte Clube

No AR em 30/08/2018 - 17:04

A exposição "Queermuseu: Cartografias da diferença na arte brasileira" está em cartaz no Parque Lage, zona sul do Rio, até 16 de setembro. No ano passado, a mostra foi cancelada pelo Santander Cultural, em Porto Alegre, e vetada pela prefeitura carioca no Museu de Arte do Rio (MAR).

O curador da mostra, Gaudêncio Fidélis, contou ao Arte Clube sobre o sucesso da exposição no Rio. "É excepcional que a gente tenha conseguido com os setores mais progressistas da sociedade brasileira trazer de volta a público essa exposição, que de uma certa maneira foi roubada da visibilidade, quando o Santander fecha a exposição e comete aquele ato de censura. Foi uma manifestação muito importante. A recepção da exposição tem sido excepcional, como todo mundo pode constatar. Foi uma vitória da democracia. Isto é incrível", afirma.

Clique no player e ouça a entrevista completa.

"Queermuseu: Cartografias da diferença na arte brasileira" tem 263 obras de 85 artistas brasileiros importantes, como Candido Portinari, Alberto Guignard, Lygia Clark e Adriana Varejão. Paralelo à exposição, haverá uma ação educativa, com debates e palestras sobre arte e questões de gênero, além de programação musical.

Queermuseu

Queermuseu pode ser vista gratuitamente, no Parque Lage, de segunda a sexta, das 12:00 às 20:00 e sábados e domingos das 10:00 às 17:00.

Arte Clube vai ao ar de segunda a sexta-feira, ao meio-dia, na Rádio MEC AM.

Criado em 30/08/2018 - 17:16

Mais do programa