O escritor mineiro Lino de Albergaria conversou com o Arte Clube sobre as comemorações de seus 30 anos de literatura. Ele está lançando dois romances, simultaneamente: "Os 31 Dias" e "Um Bailarino Holandês", pela Editora Scriptum.
Em “Os 31 dias”, uma mulher decide escrever a própria história,na qual vê pontos de semelhança com a conhecida narrativa oriental. Sua inspiração é Duniazade, a irmã mais jovem e pouco conhecida de Sherazade, ambas personagens de “As mil e uma noites”. Assim, durante 31 dias, recolhida em uma casa de campo, mergulha em sua tarefa, escondendo-se sob uma personalidade falsa e criando um cenário e uma vida virtuais para disfarçar suas próprias memórias. Percorrendo um itinerário imaginário das ruas de Belo Horizonte, recorre ao fingimento para disfarçar a timidez e os momentos conflituosos vividos na juventude. Não fugindo da constatação de sua forte sexualidade, vai recompondo um espelho trincado, diante do qual, finalmente, decide se mostrar.
Já “Um bailarino holandês” se passa em um dos principais pontos turísticos de Belo Horizonte: o Palácio das Artes. Na livraria, no subsolo do edifício, o jovem vendedor observa um leitor folheando um livro. É um álbum de fotografias da cidade. Intrigado com a cena em que o outro tanto se demora – o próprio local onde estão, mas visto do alto, o livreiro começa mentalmente a criar uma ficção protagonizada por seu cliente, que esquece no local um bilhete para um espetáculo de dança que haverá à noite no Grande Teatro, também situado naquele prédio. Um jogo dramático e erótico passa a ecoar o confronto de dois homens cujos gestos se deixam comandar por fortes referências da literatura, do cinema, das artes plásticas, da música, do teatro e da dança, revividos no interior de um ambiente arquitetônico construído para festejar a arte, chamada, neste livro, para configurar e vestir os desejos e a solidão humanos.
Clique no player para ouvir o papo que o escritor Lino de Albergaria teve com o jornalista Jansem Campos. O Arte Clube vai ao ar de segunda a sexta, das 18h05 às 19h, pela Rádio MEC AM 800 kHz e pelo site radios.ebc.com.br/mecamrio