Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Rio e Niterói sediam o 1º Festival Internacional de Cinema de Arquivo

Arquivo em Cartaz vai até sexta-feira, 13 de novembro

Acompanhe a entrevista, ao Arte Clube, do curador do Arquivo em Cartaz - Festival Internacional de Cinema de Arquivo, Antonio Laurindo, que terá sua primeira edição de segunda a sexta-feira (dias 09 a 13 de novembro). A extensa programação contará com exibição 50 filmes nacionais e internacionais, em pré-estreias e retrospectivas – longas, médias e curtas – distribuídos em 27 sessões de cinema, mostras itinerantes e temáticas.

 

“O que norteou o trabalho da curadoria foi analisar filmes que utilizaram imagens de arquivo, mas também que tivessem uma relação com o Rio de Janeiro, em função da comemoração dos 450 anos da cidade, valorizando personagens importantes, como o Carlos Imperial, uma figura controversa. Destaco ainda a cultura da praia, tão enraizada no imaginário carioca, mas alvo de tantas reflexões sobre o acesso a este espaço”, afirma Antônio Laurindo.

 

O Festival promove ainda homenagens, oficinas, debates, exposições que acontecem no Arquivo Nacional e no Espaço BNDES, na cidade do Rio de Janeiro e no Cine Arte UFF, em Niterói. A programação do Arquivo em Cartaz está dividida em seis mostras temáticas: Mostra Rio em Movimento, Mostra Competitiva Cinema de Arquivo, Mostra Acervos, Mostra Homenagem, Mostra Arquivo Faz Escola e Mostra Arquivos do Amanhã, cada uma delas com um conceito próprio e bem definido.


A programação completa da mostra Arquivo em Cartaz está disponível também no site www.arquivoemcartaz.com.br.


Clique no player e acompanhe a entrevista com Antonio Laurindo, um dos curadores do evento, ao lado de Mariana Lambert.



Criado em 09/11/2015 - 17:54 e atualizado em 09/11/2015 - 16:43

Mais do programa