Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Fossa Séptica Biodigestora proporciona saneamento em comunidades rurais

Tecnologia desenvolvida pela Embrapa Instrumentação (SP) já supera as 11 mil unidades em mais de 286 municípios brasileiros

Brasil Rural

No AR em 04/12/2017 - 12:21

Como forma de ampliar o acesso ao saneamento básico, a Embrapa Instrumentação de São Paulo desenvolveu a tecnologia da fossa séptica biodigestora e está difundido instruções para sua aplicação entre produtores rurais. Sobre o assunto, o Brasil Rural conversou com o  supervisor do Setor de Gestão da Implementação da Programação de Transferência de Tecnologia da Embrapa, Carlos Renato Marmo.

Ouça a entrevista completa:


No Brasil, dos 30 milhões de habitantes da zona rural e comunidades mais isoladas, apenas 22% tem acesso ao saneamento básico. Desses, boa parte utiliza a fossa negra, responsável pela contaminação das águas subterrâneas, ou fazem o descarte direto em rios e córregos, o que contamina a água superficial.

Fossa Biodigestora, tecnologia usada para tratamento de resíduos
Fossa Biodigestora. Foto: Pedro Hernandes/EMBRAPA

Em 2003, a fossa biodigestora recebeu o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social, conquistando o produtor rural de norte a sul. Segundo Carlos, além de barata, a tecnologia visa melhorar a saúde e a qualidade de vida desses moradores. Atualmente, os estados que mais a utilizam são Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

Clique aqui para saber mais sobre a fossa biodigestora. 

Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; e sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

*Com informações da Embrapa

Criado em 04/12/2017 - 12:50

Mais do programa