Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cultura do avocado é destaque no Brasil Rural

Irmã do abacate, o "avocado” tem menor teor calórico e favorece o aumento do HDL positivo

Brasil Rural

No AR em 12/07/2018 - 11:28

O engenheiro agrônomo, pesquisador e professor da Universidade Estadual Paulista de Botucatu (Unesp), Aloísio Costa Sampaio, fala ao Brasil Rural sobre a cultura do avocado, fruta da família do abacate.

"O avocado é uma variedade, chamado Hazz, que teve sua origem nos Estados Unidos, na Califórnia e hoje é a mais produzida no mundo e também a mais consumida mundialmente", destaca Aloísio.

 

A fruta não é popular no Brasil, mas sua produção no Brasil cresceu na última década com foco na exportação, explica o professor. O avocado é muito consumido no México e na Europa. Além disso, recentemente passou a ser produzida na Ásia, principalmente na China.

No mercado internacional, a fruta é consumida geralmente em pratos salgados, como por exemplo na guacamole, comida típica mexicana. Em outros países o consumidor não tem o hábito de comer o abacate em pratos doces, colocando açúcar, como é comum aqui no Brasil. No exterior, tanto o avocado como o abacate são bastante utilizados em saladas.

De acordo com o engenheiro agrônomo, uma das diferenças com o abacate é que o avocado é menor em sua polpa e tem um tom mais escuro. A outra diferença é a quantidade de calorias que ele oferece, cerca de 10% menos calorias do que o abacate. O avocado tem um teor vitamínico nutricional muito interessante. Ele favorece o aumento do HDL positivo e é uma fruta diferenciada do ponto de vista nutricional

Saiba mais informações sobre o abacate e suas variedades aqui

Ouça a entrevista no player abaixo:

O Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Tags:  Avocado abacate

Mais do programa