O Brasil Rural desta quinta-feira (2) fala sobre o relatório Previsão Sazonal de Impactos. A entrevistada é a coordenadora de Relações Institucionais do Centro Nacional de Monitoramento e alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Ministério da Ciência, Inovação e Comunicações (MCTIC), Regina Alvalá.
Ouça a entrevista no player abaixo:
O Cemadem passa a divulgar o relatório com informações sobre eventos climáticos para cada trimestre, como precipitações.
Os relatórios fazem uma avaliação dos meses anteriores para analisar o que pode ocorrer no próximo período na área rural.
Regina explicou que há dois blocos distintos no documento: previsão climática e impactos. A primeira parte é feita pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
“O Cemaden, em particular, faz uma previsão sazonal focando os impactos. O foco é avaliar os alertas de desastres naturais", declarou.
Marcelo Seluchi, coordenador geral de Operações e Modelagem do Cemaden, também participou da entrevista. Ele comentou sobre as previsões climáticas para a região Sudeste.
De acordo com ele, a região ainda não tem previsão de um grande volume de precipitação no período de três meses que começou em agosto. O coordenador acrescentou que a próxima estação chuvosa deve começar com os reservatórios com um nível baixo.
Sobre o relatório, Marcelo afirma que o documento pretende colocar um valor agregado à previsão climática e é destinado para o público em geral.
O Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.