Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pesquisador explica a importância dos insetos para o ecossistema

Eles têm algumas funções benéficas na natureza, participando de maneira efetiva no equilíbrio do ecossistema

Brasil Rural

No AR em 19/10/2018 - 10:01

Hoje, sexta-feira (19), o Brasil Rural conversa com o pesquisador da Embrapa Cerrados, Amabílio Camargo, sobre o papel dos insetos no ecossistema.

O pesquisador fala sobre a diversidade de insetos, a coleção entomológica e destaca que alguns têm funções benéficas e outros podem causar malefícios para o ser humano. Ele divide os bichinhos em duas categorias: os de importância econômica e os de importância ecológica, mas todos eles desempenham uma função na natureza.

“Existe uma concepção errônea e generalizada de que todos os insetos são prejudiciais, mas estudos realizados pela Embrapa Cerrados em cooperação com a Agência de Cooperação Internacional do Japão demonstraram que apenas uma pequena porcentagem dos insetos, entre 8 e 13%, eram pragas com alguma importância econômica", esclarece o Amabílio.   

 

Coleção Entomológica da Embrapa Cerrados

 

Segundo o especialista, é importante mencionar que quando for preciso fazer intervenção no manejo de determinada praga, é possível agir de maneira menos invasiva. Quando possível, usar o controle biológico.

Amabílio Camargo explica que os insetos representam cerca de 60% de todas espécies conhecidas na terra, com mais ou menos um milhão de espécies conhecidas no mundo. Ele lembra ainda que o Brasil é considerado o país com maior diversidade de insetos no mundo, com estimativa de mais ou menos 400 mil espécies. Isso ocorre pela localização do país e pelo clima.

 

Ouça a entrevista no player abaixo:


Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

 

Criado em 19/10/2018 - 10:13

Mais do programa