De acordo com um relatório recente da Organização das Nações Unidas, o mundo todo está perdendo solo produtivo, em grande parte, por conta da erosão decorrente de práticas errôneas de manejo do solo. Para falar sobre esse assunto, o Brasil Rural conversou com André Ferreti, gerente de Economia da Biodiversidade da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.
Ouça a entrevista:
Segundo André, apesar dessa constatação, houve uma grande evolução no plantio nas últimas décadas, principalmente a partir dos anos 70. Além das máquinas, algumas técnicas foram sendo aprimoradas, ajudando na saúde do solo como, por exemplo, o plantio direto, a adubação verde e a rotação de cultivo.
"(Essas técnicas) protegem da chuva, do sol, trazem os nutrientes mais de baixo para cima e ajudam a descompactar o solo. Associadas com as rotações de cultivo, ajudam na saúde do solo e até no combate a pragas", afirmou.
O Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.