Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Embrapa desenvolve ferramentas para evitar cruzamentos consanguíneos entre matrizes de tambaqui

Essa informações cruzadas serão importantes para o bom desempenho técnico da criação

Brasil Rural

No AR em 11/09/2019 - 09:53

Alexandre Caetano, PhD em recursos genéticos e biotecnologia da Embrapa, falou ao Brasil Rural sobre ferramentas genômicas que evitam cruzamentos consanguíneos entre matrizes de tambaqui.

Ouça a entrevista no player abaixo:


 

Ele contou que a tilápia e o tambaqui são duas principais espécies cultivadas no Brasil.

Na cadeia produtiva, alguns produtores se especializam em alevinos. Com isso, mantém matrizes, reprodutores, realizam acasalamentos que eles comercializam para outros produtores, engordam os animais, e na sequência, forncecem aos frigoríficos, explicou Alexandre.

O pesquisador falou ainda que é feita a certificação de pureza nas espécies, ou seja, a averiguação de cruzamento e do grau de parentesco. Essas informações são importantes para o bom desempenho técnico da criação e serão geradas por meio de ferramentas genômicas.

O Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Tags:  genôma

Criado em 11/09/2019 - 10:55

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa