Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Emater atua para combater proliferação do Aedes aegypti em áreas rurais

Estão sendo promovidos mutirões com a população rural para eliminar os

O mosquito Aedes aegypti transmite doenças como a dengue, zika e chikungunya. Ele se reproduz por ovos depositados em focos de água. No verão, sua infestação é ainda mais intensa, por causa das  altas temperaturas e chuvas frequentes.

 

Argileu Martins, presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), conversou com Brasil Rural sobre as ações que a Emater-DF está realizando no combate do mosquito.

 

Ele explica que a Emater-DF, em parceria com o Ministério da Saúde e outros órgãos, está realizando algumas ações em conjunto com a população rural para evitar a reprodução do mosquito. Uma das atividades é a realização de mutirões para identificar objetos e locais que podem acumular água e retirar esses objetos das propriedades e eliminar possíveis focos. Outra atividade é a produção distribuição de lambaris, peixes predadores da larva do mosquito, para que sejam soltos em espelhos d’água, destaca o presidente da empresa.

 

A próxima ação, segundo Argileu Martins, será um mutirão em Oziel Alves, atuando com 68 famílias juntamente com um conjunto articulado de órgãos públicos. A área rural pode ter menor facilidade de transmissão das doenças do Aedes aegypti, mas está longe de estar imune.

 

“Nós sabemos que as próprias barreiras físicas, a distância dificulta a transmissão no meio rural, mas em toda a área rural do Distrito Federal nós temos aglomerados urbanos, vilas que facilitam a procriação. É bom salientar isso para todos os ouvintes, que nós temos que fazer a nossa parte”, explica o diretor.

 

Essas ações da Emater-DF já estão sendo divulgadas para outras Empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural por todo o Brasil. Essas Empresas também são procuradas pelas Secretarias de Saúde dos estados para ajudar no trabalho de educação da população rural por já terem contato e confiança nas áreas rurais.

 

O Brasil Rural é transmitido de segunda à sexta e aos domingos, às 6h, e sábado, às 7h, nas rádios Nacional de Brasília e Nacional da Amazônia.



Governo autoriza entrada à força em imóveis para combater Aedes aegypti

Criado em 03/02/2016 - 14:06 e atualizado em 03/02/2016 - 17:27

Mais do programa