Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Programa "Produtor de Água" estimula práticas conservacionistas

Iniciativa da Agência Nacional de Águas (ANA) possui 38 projetos em

 O Programa Produtor de Água, desenvolvido pela Agência Nacional de Águas (ANA), tem ganhado destaque no país. Atualmente, são 38 projetos em execução, abrangendo cerca de 400 mil hectares, dos quais 40 mil de áreas já recuperadas. O programa utiliza o pagamento por serviços ambientais como forma de incentivar os produtores rurais a adotarem boas práticas conservacionistas.

 

A iniciativa convoca produtores rurais a aderirem, de forma voluntária, a práticas e manejos para conservação do solo e da água. Estas ações buscam reduzir a erosão e o assoreamento de mananciais, no meio rural, reverter a infiltração da água no solo, melhorando a oferta e a qualidade da água e o aumento das vazões médias dos rios, em bacias hidrográficas. Atualmente, cerca de 70% dos projetos do programa são nos estados de Minas Gerais e São Paulo.

 

Para conhecer mais a iniciativa, o Brasil Rural desta quinta-feira (17) entrevista o coordenador do programa, Devanir Garcia. Ele falou sobre a adesão dos voluntários e a remuneração paga, por serviços ambientais, pelas prefeituras e empresas de saneamento. A previsão é de que, até 2019, o orçamento do programa receba um aporte de R$ 30 milhões.  

 

Clique no player acima e ouça a íntegra da entrevista.

 


O Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, de 6h às 7h, sábado, às 7h, e domingo, às 6h, pela Rádio Nacional AM de Brasília. A apresentação é de Marcelo Ferreira.

 



DF vive uma das piores crises hídricas dos últimos anos

Criado em 17/11/2016 - 16:50 e atualizado em 18/11/2016 - 05:13

Mais do programa