O Caderno de Música deste sábado (21) fala de um dos gêneros mais apreciados na música de concerto: a valsa, tipo de dança de salão mais popular do século XIX.
Muito presente em bailes de debutantes e casamentos, a valsa é um estilo de música e dança caracterizado pelo compasso ternário, ou seja, pela sequência de três marcações, a primeira mais forte e as duas outras mais fracas.
Duas hipóteses explicam o surgimento da valsa: a primeira, afirma que ela seria originária da região da Provence, no sudeste da França, a partir da dança La Volta. Dançada aos pares e conduzida pelo cavalheiro, La Volta, como o próprio nome sugere, é caracterizada pelos contínuos giros que o casal realiza. No século XVI, La Volta já era conhecida e dançada por toda a Europa Ocidental e até mesmo pela rainha Elizabeth Primeira da Inglaterra, fato que popularizou ainda mais a dança e contribuiu para sua divulgação entre a aristocracia.
Já a segunda hipótese remonta à região que hoje constitui a Áustria e a Alemanha. Walzer, que assim como a La Volta quer dizer “girar”, também era dançada por casais que rodopiavam pelos salões saxônicos do século XVIII. A valsa de hoje seria uma junção dessas duas danças.
Ouça no player acima.
Conheça um pouco mais sobre a valsa no Caderno de Música. Sábado, às 11h45, na MEC FM.