Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Charles Burney e Louis Spohr são os destaques do Caderno de Música

Programa traz a vida e obra destes dois grandes nomes da música clássica ocidental

Caderno de Música

No AR em 07/04/2024 - 14:30

O Caderno de Música deste domingo (7) apresenta a vida e obra de dois grandes nomes da música clássica ocidental: o inglês Charles Burney, em homenagem aos 210 anos de sua morte; e Louis Spohr, em celebração aos 240 anos de nascimento do compositor alemão.

O compositor, instrumentista e historiador inglês Charles Burney, nascido em Shrewsbury (na Inglaterra), em 7 de abril de 1726, e falecido em Londres, em 12 de abril de 1814, há 210 anos, teve sua formação musical sob a orientação de nomes significativos como Edmund Baker, James Burney e Thomas Arne. Sua habilidade excepcional como cravista e organista lhe rendeu posições de destaque, como a de organista da Igreja de São Dionísio e a participação nos New Concerts. Charles Burney também realizou significativas contribuições no campo da historiografia musical. Ele fez diversas viagens pela Europa, coletando materiais que resultaram na publicação de obras fundamentais sobre o “estado da música” na França, Itália, Alemanha, Holanda e Províncias Unidas. A publicação de sua "História da Música" em quatro volumes, é considerada até hoje como uma referência no estudo da evolução musical. 

Além de sua contribuição acadêmica, Burney manteve um influente círculo social, contando com amigos como Joseph Haydn. Sua família também se destacou em diferentes campos, com filhos como Fanny Burney, na literatura, e James Burney, na marinha. Nesta homenagem pelo aniversário de 210 anos de sua morte, é impossível não reconhecer a vastidão e a importância de sua obra. Burney não apenas contribuiu para a música de sua época, mas também nos deixou um legado duradouro que influencia, até hoje, diversos pesquisadores,  instrumentistas e compositores. Seu catálogo musical inclui obras que vão desde sonatas para cravo até hinos e canções. 

Outro compositor que será destaque no programa é Louis Spohr, em celebração aos 240 anos de seu nascimento. Nascido em Brunsvique (Alemanha), em 5 de abril de 1784, este importante compositor, violinista e maestro desempenhou um papel significativo na transição da música do Classicismo para o Romantismo. Desde cedo, Spohr demonstrou um talento excepcional para o violino, levando-o a integrar a orquestra ducal aos 15 anos de idade. Três anos depois, sua formação foi enriquecida através de uma viagem a São Petersburgo, patrocinada pelo duque de Brunswick, onde estudou com o virtuoso Franz Anton Eck. 

A contribuição de Louis Spohr para a música é imensa. Além de compositor e mestre de concerto, ele foi um violinista virtuoso e pioneiro em aspectos técnicos e metodológicos, sendo responsável pela invenção da queixeira para violinos e pela introdução das letras de ensaio nas partituras, facilitando o trabalho de maestros. Ele também deixou um importante legado pedagógico por meio de sua "Violinschule" (Escola de Violino), que codificou avanços na técnica do instrumento. O vasto catálogo musical de Louis Spohr inclui mais de 150 obras, abrangendo sinfonias, concertos para violino, quartetos de cordas, e óperas.

O Caderno de Música vai ao ar neste domingo, às 14h30, na Rádio MEC.

Criado em 04/04/2024 - 11:44 - Episódio Caderno de Música 07/04/2024

Mais do programa