Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Caderno de Música fala sobre as Missas de Natal

Saiba mais sobre as missas compostas para esta data

O Caderno de Música deste sábado (26) faz um especial de Natal e apresenta um pouco de algumas missas compostas especialmente para esta data.

 

A Missa é um gênero musical que surgiu dos rituais de mesmo nome realizados, basicamente, nas igrejas católicas. Segundo alguns registros, a primeira obra do gênero completa é a “Messe de Nostre Dame”, do compositor francês do século 14, Guillaume de Machaut.

 

Existem alguns tipos particulares de missas, que são compostas para serem executadas em momentos ou datas específicas, como é o caso do “Requiem”, escrita em homenagem aos mortos, as Missas para o Domingo de Páscoa e as Missas de Natal.

 

Muitos compositores brasileiros também escreveram importantes missas nos mais variados estilos e épocas, como Carlos Gomes, Henrique Oswald, Alberto Nepomuceno, Edmundo Villani-Cortes, Aylton Escobar, entre outros. A “Missa Concertante para a Noite de Natal”, do compositor luso-brasileiro Andre da Silva Gomes, é uma das grandes obras primas do período colonial de que possuímos registro e foi composta em 1823 para ser executada na igreja da Freguesia de Cotia.

 

E o compositor brasileiro que, certamente, mais se destacou no gênero Missa foi o padre José Maurício Nunes Garcia. Com a sua produção voltada basicamente para a música sacra, ele possui cerca de 20 missas catalogadas, ao lado de graduais, Ofícios, responsórios, matinas, motetos, entre outros.

 

Escrita para a noite de Natal de 1811, a sua “Missa Pastoril”, evoca toda a fantasia dos presépios barrocos das igrejas latino-americanas e é considerada uma das principais obras do compositor.

 

Não perca o Caderno de Música, sábado, às 11h45, na MEC FM Rio.



Criado em 24/12/2015 - 14:52 e atualizado em 28/12/2015 - 19:59

Mais do programa