Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Concerto MEC traz a Polonesa, de Tchaikovsky

A Sinfonia Número 3, em Ré Maior, Opus 29 passou a ser chamado de Polonesa após ser visto como uma expressão do povo polonês, pela libertação do domínio russo, em 1889

Concerto MEC

No AR em 19/11/2020 - 12:00

O Concerto MEC desta quinta-feira (19) celebra a Sinfonia Número 3, em Ré Maior, Opus 29 – Polonesa, de Tchaikovsky, que estreou em Moscou, em 19 de novembro de 1875.

O regente da primeira apresentação foi o amigo e divulgador de sua obra, o maestro Nikolai Rubinstein.

Tchaikovsky começou a escrever sua terceira sinfonia quando descansava na propriedade de Vladimir Shilovsky, a quem foi dedicada a obra.

Esta sinfonia tem duas características que a diferenciam das outras sete compostas por Tchaikovsky.

É a única escrita em um tom maior, e também a única das sete sinfonias do compositor a conter cinco, e não quatro movimentos, como de costume.

Tchaikovsky não falou muito sobre a Sinfonia Número 3, escrita rapidamente entre junho e agosto de 1875, mas, escreveu ao colega Rimsky-Korsakov não ter visto nada de especial nela, senão por ter sido um passo à frente na sua carreira.

A sinfonia começou a ser chamada de Polonesa depois da primeira apresentação em Londres, em 1889, e lá, o finale foi visto como uma expressão do povo polonês pela libertação do domínio russo.

A forma como Chopin já tratava as danças polonesas em suas obras ajudou a divulgar essa interpretação e a criar esse apelido – Polonesa - na Sinfonia Número 3 de Tchaikovsky.

Ouça a MEC FM no player.

Concerto MEC vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 12h às 13h, na MEC FM

Produção: Fernando Neiva

Apresentação: Raquel Ricardo

Criado em 19/11/2020 - 10:26

Mais do programa